pt eng fr

Risco Livre no Parque Lage

Outros, Rio de janeiro, Sketch . 27 maio 2017

Como muitos rabiscadeiros, gosto de passear com meu material no bolso. Com sorte, me deparo com uma luz de fim de tarde, com umas janelas molhadas de chuva, ou com uma sombra de árvore num canto da cidade.

O lance do desenho de observação é essa tentativa quase vã de apreender a luz do momento. É a arte de registrar o derradeiro, o que faz do sketch urbano uma prática cheia de particularidades.

Um dia tive então essa ideia de me encontrar com pessoas assim, que também tem essa mania de vagarem distraídas pela cidade com seus cadernos de bolso, até serem surpreendidas com o lugar e o momento certos. Assim surgiu o Risco Livre.

A primeira edição do Risco Livre rolou nos jardins do Parque Lage, no Rio de Janeiro. A minha ideia com esse evento passou a ser, então, proporcionar uma troca de experiências entre amantes do desenho de observação em diferentes espaços públicos da cidade.

Neste primeiro encontro fomos contemplados com um dia fresco, mas também ensolarado. E foi uma experiência linda, com muitos participantes e encontros bonitos. Sinto que agora só posso esperar que São Pedro continue colaborando para o fomento artístico da nossa cidade e desejar vida longa ao Risco Livre!

* Fotos tiradas pelas queridas Luiza de Andrade e Mathilde Missioneiro

Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário