pt eng fr

Juliette

Aquarela, Toulouse . 15 set 2018

Eu cheguei nessa cidade sem conhecer ninguém e com um nível de francês muito, mas muito tosco mesmo.  E parece que o Estado Francês oferece inúmeras ajudas financeiras para aqueles que precisam, mas é necessário antes enfrentar toda uma complexa e demorada burocracia. E se para os próprios franceses a burocracia daqui é entruncada, para quem vem de fora e não domina a língua pode ser mesmo impossível.

Então lá estava eu num dia desses procurando uma gráfica no centro da cidade, perdida e com um mapa na mão. Nisso se aproximou de mim uma menina que, muito gentilmente, me ofereceu ajuda (com um inglês impecável). Essa pequena ajuda para encontrar a gráfica se desdobrou em uma série de outros auxílios desde arranjar um número de celular até encontrar um lugar para eu morar (consegui encontrar uma colocation* )  e também compreender um pouco sobre o funcionamento das coisas na França.

Como agradecimento pela generosidade e amizade que Juliette vem me oferecendo desde que eu cheguei na cidade, fiz essa pequena aquarela retratando ela e seu companheiro, Peter. Espero que esse Cadeau (presente)  seja o primeiro de muitos que eu faça em agradecimento à Juliette, à Toulouse e à vida que venho escolhendo para mim. E que eu encontre muito mais pessoas maravilhosas por aqui.

* “Colocação” é como eles chamam aqui um lugar onde você mora com outras pessoas, seja colegas de quarto ou com o proprietário mesmo. No caso eu estou morando na casa de uma senhora francesa com uma outra estudante da Colômbia. #girlpower

Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário