pt eng fr

Flores

Aquarela, Outros, Toulouse . 19 nov 2018

Tarcila Alvarenga
Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário

Juliette

Aquarela, Outros, Toulouse . 15 set 2018

Eu cheguei nessa cidade sem conhecer ninguém e com um nível de francês muito, mas muito tosco mesmo.  E parece que o Estado Francês oferece inúmeras ajudas financeiras para aqueles que precisam, mas é necessário antes enfrentar toda uma complexa e demorada burocracia. E se para os próprios franceses a burocracia daqui é entruncada, para quem vem de fora e não domina a língua pode ser mesmo impossível.

Então lá estava eu num dia desses procurando uma gráfica no centro da cidade, perdida e com um mapa na mão. Nisso se aproximou de mim uma menina que, muito gentilmente, me ofereceu ajuda (com um inglês impecável). Essa pequena ajuda para encontrar a gráfica se desdobrou em uma série de outros auxílios desde arranjar um número de celular até encontrar um lugar para eu morar (consegui encontrar uma colocation* )  e também compreender um pouco sobre o funcionamento das coisas na França.

Como agradecimento pela generosidade e amizade que Juliette vem me oferecendo desde que eu cheguei na cidade, fiz essa pequena aquarela retratando ela e seu companheiro, Peter. Espero que esse Cadeau (presente)  seja o primeiro de muitos que eu faça em agradecimento à Juliette, à Toulouse e à vida que venho escolhendo para mim. E que eu encontre muito mais pessoas maravilhosas por aqui.

* “Colocação” é como eles chamam aqui um lugar onde você mora com outras pessoas, seja colegas de quarto ou com o proprietário mesmo. No caso eu estou morando na casa de uma senhora francesa com uma outra estudante da Colômbia. #girlpower

Tarcila Alvarenga
Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário

#drawthisinyourstyle

Aquarela . 02 set 2018

Primeira vez participando de um #drawthisinyourstyle a partir de um desenho da maravilhosa Juliana Rabelo. Como tenho estado distante de projetos ao longo de todo esse processo de adaptação em um novo país – cuja língua, diga-se de passagem, eu ainda não domino – achei que valeria o registro de um pequeno rabisco aquarelado por aqui. Foi muito bacana esse desafio! Espero participar mais vezes. Abaixo,  o desenho original da Juliana, para a gente poder comparar:

Tarcila Alvarenga
Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário

Toulouse

Toulouse . 19 ago 2018

A primeira vez que eu vim para Toulouse foi em 2015. Parei em Toulouse, também conhecida como a “Cidade Rosa” da França, completamente por acaso. E foi nessa cidadezinha que eu tive algumas das melhores, quiçá AS melhores, experiências da minha vida. A Felicidade parece que só é possível se for assim, por acaso.

Eu não sabia uma palavra de francês (além de “sutiã” e “abajour”) e tinha intenção de ficar no máximo por 3 meses. Mas graças à falta de planejamento e espontaneidade, própria daqueles tempos, acabei ficando por 6 meses na cidade, trocando trabalho por moradia numa pousada de ingleses. Não aprendi uma vírgula de francês, mas o meu francês melhorou à beça. A pousada se chamava La Maison e ficava entre a última estação de metrô da linha vermelha (Basso Cambo) e uma comunidade / bairro periférico chamado Saint Simon.

Pelos próximos 2 anos que seguiram desta experiência eu muito sonharia em retornar para Toulouse e, com sorte, morar em Saint Simon – na minha própria casinha, quiçá. E foi neste pequeno sonho que eu me ative ao longo de todas as dificuldades que se sucederam à minha volta ao Rio de Janeiro até o meu retorno à Ville Rose.

Hoje meus sonhos estão um pouco mudados, mais aperfeiçoados (hope so) e, apesar de Saint Simon continuar simpática como antes, para mim basta estar longe da violência, da poluição e da pressa das cidades grandes. Dessa vez eu voltei para ficar, e esse sentimento me toma como uma verdade. Pode ser que eu até me mude de Toulouse, que eu explore novos horizontes mais a frente, mas eu sinto que vou levar um bom tempo para voltar para o Rio. E se eu voltar, vai ser de visita.

Tarcila Alvarenga
Tarcila Alvarenga
Comentários

Deixe seu comentário

1 2 3 6